Dez meses após o primeiro decreto de emergência, Alagoas aplicou a primeira vacina contra Covid-19 em uma alagoana. A assistente social Marta Antonia, de 50 anos, recebeu nesta terça-feira, 19, no Hospital Metropolitano, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, a primeira dose da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac.
Ela estava bastante emocionada e discursou depois de receber a vacina. “É um momento ímpar. Meu primeiro agradecimento é para os voluntários e pesquisadores que fizeram essa vacina acontecer. Acreditem na vacina”, disse Marta.
“Se cuidem e se vacinem. Abracem a vacina. É a possiblidade que temos de vencer a pandemia, vencer a mortalidade”, enfatizou a assistente social.
Neste início serão vacinados aproximadamente 6.300 profissionais de saúde do setor público, indígenas, e pessoas com mais de 75 anos que vivem em abrigos.
A partir desta terça, as doses serão levadas até os outros 101 municípios do interior do estado por transporte terrestre e aéreo, com a escolta das forças da Segurança Pública de Alagoas, como garantiu o governador Renan Filho.
Covid em Alagoas
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na segunda-feira, 18, Alagoas tem 111.724 casos de Covid-19 e 2.629 mortes pela doença.
Além de Marta Antonia, também receberam a vacina hoje o cacique da tribo Xucuru Cariri, Uasiran Ferreira Costa; Guacira Margarita Batista, médica do Hospital de Emergência do Agreste; Aloísio Manoel dos Santos Filho, maqueiro do HGE; Gustavo de Mendonça Martins, fisioterapeuta do Hospital Regional do Norte e Rita de Cássia Santos da Silva, técnica de enfermagem do Hospital Metropolitano.
outros profissionais de saúde, e um indígena também foram vacinados durante a cerimônia de lançamento da campanha de imunização.
Eberth Lins.
0 Comentários