Familiares e autoridades americanas realizam neste sábado (11) uma cerimônia em homenagem às vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro, em Nova York. Nesta data, a tragédia completa 20 anos. Ao todo, 2.977 pessoas de 77 países foram mortas nos ataques de 11 de setembro, além dos 19 sequestradores dos aviões.

Naquela terça-feira de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por membros da rede Al-Qaeda. Dois deles se chocaram contra as Torres Gêmeas em Nova York. O local atualmente é conhecido como Marco Zero. Os sequestradores ainda arremessaram um terceiro avião contra o Pentágono, na capital Washington DC, onde também ocorreu um tributo às vítimas. Na Pensilvânia, onde um quarto avião foi derrubado em um campo vazio matando 44 passageiros, a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente George W. Bush prestaram homenagem às vítimas.

O presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden participaram das homenagens às vítimas em Nova York e, por volta das 11h15, partiram para a cerimônia na Pensilvânia.

A cerimônia no Marco Zero teve a participação dos ex-presidentes americanos Bill Clinton e Barack Obama; das ex-primeiras-damas Hillary Clinton e Michelle Obama; do ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg; da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi; e do líder da minoria no Senado, Charles Schumer.

O ex-presidente Donald Trump não participou de nenhuma das três cerimônias realizadas neste sábado.


Foto: Reprodução / GloboNews/ Por: Juliana Rodrigues