O avanço da campanha de vacinação no Brasil — 57,4% da população está totalmente imunizada  — associado à melhora dos índices da pandemia, incluindo queda consistente e contínua no número de novos casos, internações e óbitos pela Covid, permite uma reabertura cada vez maior da economia e uma tentativa de voltar à algum tipo de normalidade, com a retomada de atividades de rotina. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Uma pesquisa realizada pelo Ipec a pedido da Pfizer Brasil e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), divulgada nesta quinta-feira (11), revela as expectativas e os aprendizados dos brasileiros para o cenário pós-pandemia.

Em primeiro lugar na resposta sobre quais atividades serão resgatadas neste momento está a realização de encontros mais frequentes com a família e/ou amigos, empatada com a vontade de frequentar espaços fechados, como shoppings, cinemas, teatros, restaurantes, academias e igrejas.

Em seguida, com 35% das menções, aparece frequentar espaços abertos como parques, praças, praias; viajar vem em terceiro lugar com 32% e ir a eventos de aglomeração como shows, festas e estádios, por último, com apenas 23%.

A realização de cursos presenciais é um objetivo de 18% e apenas 16% querem retomar o trabalho presencial. Ainda há 15% afirmando que já voltaram a realizar todas as atividades normalmente.


Foto: Gustavo Vara/ Por: Luciana Freire