O governo federal afirmou neste sábado (11) que o sistema do Ministério da Saúde deve ser restabelecido completamente só na próxima semana. Parte dos sistemas continua fora do ar pelo 2º dia após o ataque hacker na madrugada de sexta-feira (10)

O Conecte SUS, que reúne informações do histórico clínico dos pacientes, como vacinas recebidas, medicamentos dispensados e exames feitos, está entre as funcionalidades que não voltaram a funcionar.

É por este canal, acessado por aplicativo ou em site do governo, que são emitidos os comprovantes de vacinação da Covid-19.

Na tarde de sexta, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que ainda não era possível avaliar se houve perda de dados da população, inclusive dos registros de vacinas.

O ministério disse neste sábado (11) que está atuando com "máxima agilidade" para reestabelecer os sistemas.

"Vários sistemas já foram reestabelecidos e a expectativa é que os outros sistemas estejam disponíveis para a população na próxima semana", disse a Saúde, em nota.

O ataque comprometeu alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), além do Conecte SUS.


Foto: Reprodução/ Por: Metro1