Após reclamações sobre a demora para o início das aulas da educação infantil no Distrito de Barragem Leste, em Delmiro Gouveia, a reportagem do Correio Notícia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação para apurar a situação e descobriu a falta de aulas para as crianças é decorrente de um furto de energia descoberto na unidade de ensino.

No início de 2021, após uma fiscalização da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), foi detectada uma ligação clandestina de energia na Creche Municipal, Biblioteca e Quadra de Esportes do Distrito, realizadas durante a gestão do ex-prefeito Padre Eraldo.

O “gato” deixado por ele ocasionou não só o desligamento de energia dos três equipamentos públicos, mas também gerou uma dívida de R$ 340 mil.

Segundo apurado pela reportagem, o Município solicitou a ligação de energia em agosto de 2021, porém a Coelba declarava que só restabeleceria a eletricidade se a dívida do “gato” fosse negociada.

Após uma intensa disputa jurídica, o município conseguiu a ligação regular da energia na Creche Municipal e, em abril, será restabelecida a energia regular da Quadra Esportiva e Biblioteca Pública.

A reportagem tentou contato com o ex-prefeito Padre Eraldo, por meio de telefone, mas sem sucesso.

Através de nota, a gestão municipal se pronunciou sobre o caso e afirmou que foi surpreendida pela situação, mas que adotou as medidas cabíveis para solucionar o problema. Por outro lado, o Município entende que quitar o débito apontado pela Coelba é assumir o ato irregular de outros, motivo pelo o qual não o fará.

Confira a nota na íntegra:

“No início de 2021 a Gestão Municipal foi surpreendida pelo desligamento energético da Creche Municipal, Quadra Esportiva e Biblioteca Pública, onde foi constatada pela COELBA, a ligação clandestina.

Fato que não ficou declarado pela gestão anterior, em nenhum momento, durante a transição.

Desde agosto de 2021, a Secretaria Municipal de Educação, junto ao corpo jurídico do município, está buscando legalmente a religação dos 3 equipamentos.

Porém, a empresa energética se posicionava em só realizar a ligação, quando o débito de R$ 340 mil fosse negociado.

A Prefeitura de Delmiro Gouveia entende que este débito não pertence à gestão municipal por ter sido feito de forma ilegal e recursos neste montante, não serão utilizados para quitar ilegalidades de outros e sim, em melhorias e serviços de qualidade para a população.

Na semana passada, dia 15, foi realizada a ligação energética regular da Creche Municipal da Barragem Leste.

A Coelba já comunicou ao município que, em abril, será realizada a ligação da Quadra e Biblioteca, após ajustes na rede de distribuição de energia.”

Por Redação do Correio Notícia