Após longas filas formadas para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) em Salvador, o Ministério da Cidadania determinou, em publicação no Diário Oficial da União, a prorrogação do prazo para o recadastramento, que venceria nesta sexta-feira (15).
A prorrogação será de 60 dias a partir do prazo limite de cada beneficiário, o prazo máximo será encerrado em outubro. O limite, portanto, não é o mesmo para todos os beneficiários.
Deve fazer o recadastramento apenas quem se inscreveu no CadÚnico entre os anos de 2016 e 2017. Desde a última segunda-feira (11), a busca pelo procedimento tem gerado confusão e muitas filas. Os beneficiários se queixam de não conseguir marcar o atendimento nos pontos disponibilizados. Por conta disso, muitas pessoas precisaram ir, mesmo sem agendamento, até os pontos de atualização do CadÚnico.
A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) reforça que os beneficiários dos programas sociais ganharam mais tempo para atualizar as informações e, assim, podem evitar filas nos postos de atendimento. A pasta salienta, no entanto, que as pessoas devem continuar buscando o agendamento para evitar o bloqueio dos benefícios em novembro, de acordo com o novo prazo dado pelo Ministério da Cidadania.
De acordo com o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, a prorrogação do prazo já vinha sendo solicitada pela Prefeitura de Salvador junto ao Ministério da Cidadania para garantir que as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza da cidade não perdessem o acesso ao benefício temporariamente e fosse agravada sua condição de vulnerabilidade social.
A pasta reforça, ainda, que os atendimentos são realizados exclusivamente após agendamentos, que são automatizados por meio de um sistema que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado pelo beneficiário.
O CadÚnico é o principal instrumento que famílias de baixa rende têm para ter acesso a programas e benefícios federais, como Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Auxílio Emergencial e o Auxílio Brasil.
O beneficiário pode ligar para o 0800 707 2003 para consultar o seu prazo de atualização. O cidadão pode verificar também a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício.
Por: Metro1
Foto: Reprodução/TV Globo
0 Comentários