Durante a tradicional audiência geral que acontece na Praça São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (26), o papa Francisco fez uma menção especial ao Brasil e afirmou que pede à Nossa Senhora Aparecida que cuide e proteja o povo brasileiro, o livrando “do ódio, da intolerância e da violência”.

As declarações do sumo pontífice da Igreja Católica foram dadas a quatro dias do segundo turno das eleições presidenciais no país, que opõem o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”, afirmou Francisco aos peregrinos.

Em 12 de outubro deste ano, dia de Nossa Senhora Aparecida, Bolsonaro esteve na Basílica de Aparecida (SP) para acompanhar as celebrações religiosas. Apoiadores do presidente se envolveram em tumulto do lado de fora da igreja e ameaçaram profissionais da TV Aparecida que trabalhavam na cobertura da cerimônia.

No dia 11, véspera do feriado religioso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota em que repudia o que classifica como uma “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno” das eleições.

“Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições”, afirmou a entidade, na ocasião.

Em sua fala aos fiéis, o papa destacou ainda a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva, na segunda-feira (24), em Crato, no Ceará.

Benigna foi brutalmente assassinada em 1941, com golpes de facão, ao se recusar a ter relações sexuais com um jovem de 17 anos em Santana do Cariri (cidade a 523 quilômetros de Fortaleza). A história foi contada de geração em geração, e a menina ganhou devotos e se transformou em mártir em todo o estado.

Leia a íntegra do pronunciamento do papa Francisco sobre o Brasil:

“Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, em especial quantos vieram de São Salvador da Bahia, Anicuns, Taubaté e São Paulo.

Queridos irmãos e irmãs, anteontem, em Crato, no estado brasileiro do Ceará, foi beatificada Benigna Cardoso da Silva, uma jovem mártir que, seguindo a Palavra de Deus, manteve pura a sua vida, defendendo a sua dignidade. O seu exemplo nos ajude a ser generosos discípulos de Cristo.

A vida do mundo depende do nosso testemunho coerente e alegre do Evangelho. Um aplauso à nova beata!

Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência.”

Por Fabio Matos