O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que encaminhará ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (20), uma notícia-crime contra os parlamentares que estavam disseminando notícias falsas relacionadas à visita dele ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

“[Vou representar] contra alguns parlamentares que estão propagando, em associação delituosa, duas fake news. A primeira é de que eu estive no Complexo da Maré reunido com o Comando Vermelho. A segunda, igualmente criminosa, é que estava lá sem escolta policial”, afirmou.

De acordo com o texto apresentado por Dino, as publicações em questão são “carregadas de preconceito contra as camadas menos abastadas da sociedade, especialmente as favelas e demais periferias urbanas, que são frequentemente alcançadas pela discriminação e racismo”.

Além disso, o ministro afirmou que acionará as comissões de Ética da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para tratar das acusações. “Inicialmente, eu não tomaria nenhuma providência jurídica com essa gente. Prefiro tratá-los na esfera política, mas vi uma repercussão muito deletéria e nociva contra a comunidade da Maré e outras comunidades. Essa gente que propaga esse tipo de preconceito, na verdade, está estimulando violência e chacina”, concluiu.



Por Metro1. Foto: Reprodução/Valter Campanato/Agência Brasil