O Ministério da Justiça e Segurança Pública lança, nesta quinta-feira (23), a Estratégia Nacional de Acesso a Direitos para Mulheres na Política sobre Drogas. O lançamento acontece durante o seminário promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), que discute ações no setor, garantia de direitos no âmbito da Agenda 2030 e enfrentamento ao racismo entre mulheres. O programa deve destinar até R$ 6 milhões a organizações que ajudam mulheres usuárias de drogas ou que são afetadas pelo tráfico

O ministro Flávio Dino assinou a portaria para criar o grupo de trabalho para o tema em conjunto com outros ministérios, como os da Saúde, Mulheres, Direitos Humanos, Igualdade Racial, Povos Indígenas, Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento e Assistência Social. 

“A ideia é que esse grupo reforce a estratégia, que deverá incluir uma série de ações relacionadas ao estímulo à participação social, acesso a direitos, geração de emprego e renda, proteção social, inclusão digital, cuidado à saúde, entre outras”, explicou a secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do ministério, Marta Machado.

O edital lançado pelo Ministério da Justiça terá duas etapas de financiamento: a primeira, em março, que contemplará uma organização por região do país, e a segunda, em agosto, que atenderá três organizações por região, totalizando 20 iniciativas.


Por Metro1. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil