Na manhã segunda-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), junto com os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e Casa Civil, Rui Costa, chegaram a Itabuna, sul da Bahia, para acompanhar os estragos causados pelas chuvas da última semana. 

No local, o trio anunciou a construção de moradias para vítimas dos temporais de 2021 e 2022, que devastaram o sul do Eestado. A comitiva sobrevoará áreas afetadas pelos temporais que ocorrem desde sexta-feira (21) na Bahia. Segundo o Corpo de Bombeiros, 31 militares já trabalham no resgate das vítimas das áreas de risco em Santa Cruz Cabrália.

Apesar de ainda não ter sido divulgado um balanço oficial, estima-se que, em Ilhéus, pelo menos sete famílias estão desabrigadas e 74 estão desalojadas – sendo que 13 estão em um abrigo religioso. Na cidade de Porto Seguro, 26 famílias também deixaram as casas por segurança, a pedido da Defesa Civil por conta de riscos às estruturas das moradias.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) enviou sete caminhões com doações que serão distribuídas entre as cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. Governo do Estado, empresas e cidadãos baianos também fizeram doações que serão distribuídos pela prefeitura de Porto Seguro.

A previsão ainda é de chuvas intensas nessa segunda-feira em diversos municípios da região, como Ilhéus, Porto Seguro e Belmonte.