O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, anunciou nesta quarta-feira (19), que o Plano de Defesa do Estado está sendo acionado para garantir a segurança das escolas públicas e privadas de Maceió e de todo o Estado, diante de ameaças de ataques veiculadas em redes sociais nas últimas semanas. O plano foi apresentado em entrevista coletiva na Academia de Polícia Militar, com a participação do subcomandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Gerônimo Nascimento; do secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, e do delegado de Crimes Cibernéticos da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), Sidney Tenório.
“Inicialmente, é preciso esclarecer que não temos onda de violência nas escolas em Alagoas. Tivemos ameaças veiculadas pelas redes sociais, mas nenhum ato praticado contra as unidades de ensino. E todas essas ameaças e respectivos autores foram identificados”, reforçou Flávio Saraiva.
Uma das primeiras apreensões e prisão feitas por essas ameaças foi de três irmãos, um homem de 23 anos e dois menores gêmeos, de 16 anos, que, quando foram atingidos pelas investigações policiais, alegaram que eram apenas “trolagens”. “Isso é bem o perfil de quem está propagando essas mensagens”, afirmou o secretário, alertando que essas pessoas podem responder e serem penalizados pelos crimes de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou associação criminosa, além de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.
0 Comentários