Com três centros de tratamento de queimados, a Bahia é referência para o cuidado de pacientes vítimas de acidentes que provocam queimaduras. As unidades estão instaladas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e no Hospital do Oeste, em Barreiras. Os três centros da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estarão com equipes reforçadas durante o São João para garantir a assistência em caso de necessidade.
Somadas às demais iniciativas na área de Saúde durante o São João, serão mais de R$ 3 milhões investidos em ações de vigilância, assistência à saúde e sensibilização da população para elevar os estoques de sangue, além de reforço das equipes de profissionais por meio de 564 plantões.
No HGE, são cerca de 200 profissionais atuando para oferecer tratamento especializado à população. Funcionando 24 horas por dia, o CTQ dispõe de 32 leitos distribuídos nas alas pediátrica e adulto. São leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria prontos para dar a assistência necessária ao paciente que sofre algum tipo de queimadura. “Temos aqui os mais modernos equipamentos para tratarmos pessoas vítimas de queimadura que precisam ser internados”, destaca o coordenador do CTQ do HGE, o médico Marcos Barroso. De acordo com o médico, o HGE está preparado para atender casos de acidentes durante o São João, incluindo queimaduras causadas por fogos.
Assistência no interior
Em Santo Antônio de Jesus, o HRSAJ também está preparado para atender vítimas mais graves de queimaduras. Em 2022 foram 215 entradas por conta de queimaduras, deste total, 19 foram no período de 20 a 30 de junho. A unidade conta com equipe multidisciplinar que dá todo o suporte ao paciente. Assim como no HGE, a equipe é especializada no tratamento de pacientes com essa especificidade.
Em Barreiras, o Hospital do Oeste está preparado para atender as ocorrências na região. Também com uma equipe especializada, a unidade do oeste baiano terá sua equipe reforçada para garantir os atendimentos no período junino.
Tratamento especializado
Além dos tratamentos mais tradicionais, o CTQ do HGE também utiliza matrizes dérmicas que são ‘peles’ artificiais formadas por colágeno bovino ou porcino no tratamento de queimaduras profundas, principalmente em face e mãos. Além dos materiais feitos a partir de tecido animal, a pele humana também pode ser utilizada no tratamento. Elas são encaminhadas para o HGE pelos bancos de pele da santa casa do Rio Grande do Sul e da Universidade de São Paulo.
Atendimentos
Um levantamento aponta que em 2022, o HGE recebeu 1.756 pessoas com queimaduras, sendo 151 delas em junho (8,6%). Neste ano, até o final de maio, foram 673 ocorrências por queimadura na unidade de saúde. No HGE, além dos atendimentos a pessoas que sofreram queimaduras são atendidas vítimas de explosão de bombas. No ano passado, foram 110 atendimentos por explosão com bomba, sendo 57 no mês de junho (51,81%). Já em 2023, até o final de maio, foram apenas 12 atendimentos pelo mesmo tipo de ocorrência.
O coordenador do CTQ conta que já chegou até a atender pacientes que caíram em fogueiras. “Um deles estava andando de bicicleta, se desequilibrou e caiu. Ele apresentava sinais de embriaguez e não conseguiu se levantar rapidamente, o que fez aumentar a extensão da queimadura”, relata Marcus Barroso. Ele recomenda que as pessoas fiquem atentas quando estiverem próximas a chamas.
O alerta é reforçado pelo soldado Corpo de Bombeiros Militar da Bahia Alan Serra. Em relação aos fogos, devem ser comprados apenas em locais credenciados para o comércio deste tipo de artefato. “Quando se fala em fogueiras, o cuidado deve ser ao acender, não utilizando combustíveis montando-as com no máximo um metro de altura, em locais afastados de casas e da rede elétrica com”, afirma.
Garantia de assistência
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, aponta que o esquema montado pela Sesab para o período junino foi feito de forma a garantir, caso necessário, a assistência à população, destacando os casos de queimaduras. “Teremos reforços das equipes nos hospitais que são referência para tratamento de queimados. Vamos assegurar também inspeções diárias nas unidades de saúde com o intuito de verificar a necessidade de substituição ou suplementação de material”, adianta Roberta.
A titular da pasta acrescenta que estará disponível ainda o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que é acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas. O espaço no HGE está apto a receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente e possui toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características para o primeiro atendimento de emergência, com profissionais em regime de plantão.
Fonte: Ascom/Sesab. Foto: Mateus Pereira/GOVBA
0 Comentários