O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos, nesta segunda-feira (26), para transformar em réus mais 45 denunciados por participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro - quando as sedes dos três poderes foram invadidas.

Com o resultado parcial do julgamento, a Corte chega ao número de 1.290 réus desde o início das investigações e o oitavo bloco de denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). No julgamento, quando há análise individual de cada denúncia, os ministros avaliam se há indícios de crimes e se existem elementos para transformar o investigado em réu. 

Entre os denunciados estão Antônio Cláudio Alves Ferreira, que foi flagrado quebrando um relógio da época Dom João VI no Palácio do Planalto; Marcelo Fernandes Lima, que teria furtado a réplica da Constituição; William Lima flagrado com uma toga; e o policial legislativo Alexandre Bento Hilgenberg.

O ministro Alexandre de Moraes, relator dos casos, votou para receber as denúncias. O voto foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. A votação vai até as 23h59 desta segunda, em plenário virtual.