Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (8), condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por propaganda irregular nas eleições de 2022. A Corte Eleitoral fixou multa de R$ 20 mil ao político pela divulgação de um vídeo no canal no YouTube “LulaFlix” sobre o “kit gay”.

O canal, que não está mais disponível, era associado à campanha do ex-presidente e veiculava um vídeo, com o nome “kit gay causa polêmica”, que fazia associação do PT com uma suposta distribuição de uma cartilha que seria voltada para crianças.

A Corte também determinou, definitivamente, a exclusão do vídeo, que já havia sido determinada em decisão liminar anterior. A ação foi ajuizada em 2022 pela coligação do presidente Lula (PT).

Além do canal no YouTube, havia também um site com o nome Lulaflix, que foi criado durante o período eleitora e trazia conteúdos contrários a Lula, com conteúdos que associavam o então candidato à facção criminosa PCC e materiais sobre o mensalão, aborto e desemprego.