O Brasil assume neste domingo (1º) a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o mandato, que vai até dezembro deste ano, a paz e a igualdade de gênero serão temas pautados pelo Brasil, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE),.

"É um evento que está na agenda para chamar a atenção para o papel que as mulheres podem exercer nos processos de prevenção e resolução de conflitos e presença nas operações de paz", disse o embaixador Carlos Márcio Cozendey, secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do MRE. Outros temas serão abordados ao longo do mês: possível missão de apoio às forças de segurança do Haiti; a manutenção da missão da ONU que supervisiona as negociações de paz na Colômbia; e, possivelmente, questões relativas à guerra entre Ucrânia e Rússia.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países – cinco com cadeiras fixas (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e 10 posições rotativas. A presidência é revezada por todos os integrantes.