A China afirmou nesta segunda-feira (4) que o líder Xi Jinping faltará pela primeira a uma reunião importante das 20 principais economias do mundo. O primeiro-ministro Li Qiang viajará para o evento, que ocorre neste fim de semana, em seu lugar.
A ausência de Xi na Cúpula do G20 ocorre num momento em que aumentam as tensões entre a China e o país anfitrião, a Índia, devido à disputa na fronteira entre os dois países e aos crescentes laços de Nova Dhéli com os Estados Unidos.
As questões sobre a participação de Xi na reunião foram levantadas pela primeira vez na semana passada, quando a Reuters informou que o líder chinês provavelmente não compareceria, citando dois diplomatas indianos não identificados.
Numa conferência de imprensa regular nesta segunda-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse que Li participaria da Cúpula no sábado e domingo, sem mencionar Xi.
Mao Ning, porta-voz do ministério, evitou uma pergunta de um repórter sobre o motivo do não comparecimento de Xi.
“O Grupo dos 20 é um fórum importante para a cooperação econômica internacional e a China sempre atribuiu grande importância e participou ativamente em atividades relevantes”, disse Mao, sem abordar a questão.
Mesmo durante a pandemia de Covid, Xi participou das reuniões de 2020 e 2021 por videoconferência.
O presidente russo, Vladimir Putin, que enfrenta um mandado de prisão internacional por alegados crimes de guerra na Ucrânia, também não participará da cúpula. A Rússia será representada pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros.
0 Comentários