O Palácio do Planalto confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, nesta terça-feira (17), um telefonema ao presidente do Irã, Ebrahim Raisi, para discutir o conflito entre Israel e Hamas. O chefe de Estado da Turquia, Recep Erdogan, também participou da ligação. 

Durante a conversa, Lula demonstrou sua preocupação com o grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza aguardando liberação para realizar a travessia na fronteira do Egito. O petista também fez o apelo para que seja criado um corredor humanitário na região.

“O mais importante é termos a condição para mulheres, crianças e idosos não sofram as consequências daqueles que querem guerra. Eu fico triste quando vejo a dificuldade do povo pobre em construir uma casa, um hospital. E como isso é facilmente destruído na guerra”, afirmou o mandatário.

Na ocasião, Raisi defendeu "o fim imediato dos bombardeios de Israel e o fim do bloqueio da Faixa de Gaza". Já Erdogan, segundo nota publicada pelo Planalto, se "dispôs a ajudar no que puder na saída dos brasileiros" em Gaza.