Autoridades israelenses já autorizaram que fosse entregue uma segunda lista de brasileiros e familiares que pretendem deixar a Faixa de Gaza. Alguns países, inclusive, já enviaram uma segunda relação com nomes de seus cidadãos. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Apesar disso, as segundas levas dos países só serão tratadas pelas autoridades israelenses depois que todos os integrantes das primeiras listas forem resgatados. Entre eles, cerca de três mil pessoas de dezenas de nacionalidades ainda não cruzaram a fronteira do Egito.
Na última terça-feira (14), dia seguinte à chegada dos 32 brasileiros da primeira lista, o chanceler Mauro Vieira reuniu representantes das áreas consulares no Itamaraty para discutir os trâmites. Agora, está previsto um encontro entre ele e o presidente Lula para tratar sobre o assunto. Ainda não há um número preciso de quantos pessoas querem retornar ao país, mas a estimativa é que seja entre 40 e 50 brasileiros e familiares.
Entre eles, um bebê brasileiro, filho de uma palestina que vive no Brasil, mas estava em Gaza durante a escalada do conflito entre o Hamas e Israel. Estão na relação também outros brasileiros que visitavam a região com a mãe do bebê e brasileiros que vivem em Gaza, mas haviam desistido de ir para o Brasil quando a lista do primeiro grupo foi enviada para as autoridades israelenses e egípcias.
0 Comentários