O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para um vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O mandatário também irá indicar Paulo Gonet para a chefia da Procuradoria Geral da República (PGR). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

As escolhas para os cargos foram confirmadas ao jornal por fontes próximas do presidente  da República. É calculado, pelo petista, que os nomes passem pelo Senado antes do recesso parlamentar, que começa em 23 de dezembro. A decisão de Lula pelos nomes demorou mais de 50 dias após a vacância dos cargos. A previsão é de que o anúncio dos nomes seja feito ainda nesta segunda-feira (27), antes da viagem de Lula aos Emirados Árabes.

Em entrevista para o jornal O Globo na semana passada, o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), afirmou que não haveria tempo em 2023 para que sejam analisadas as indicações do presidente da República, por causa de um calendário apertado para votações que inclui a reforma tributária, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).