O governador Paulo Dantas entregou nesta quarta-feira (22) os Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) para estimular ainda mais o turismo nas regiões do Caminho das Águas, Costa dos Corais e Cânions do São Francisco. Para a Corporação Andina de Fomento (CAF) e a LOG Estratégia, os PDITS já são um marco e uma referência para o segmento turístico mundial. Os planos contaram com ações pontuais das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Fazenda (Sefaz), com o aporte financeiro de R$ 4 milhões do Tesouro Estadual. 


O objetivo é desenvolver um ecossistema turístico estruturado, com base no diálogo e na cooperação, que contribua para a manutenção dos recursos naturais, da valorização da cultura local, do fortalecimento e qualificação da cadeia produtiva e do ordenamento territorial de modo criativo, inovador e tecnológico. Além do apoio para a elaboração e concretização das metas e diretrizes dos PDITS no Norte de Alagoas, Sertão, Alto Sertão e no Alto São Francisco, Paulo anunciou que o Governo do Estado investirá R$ 7 milhões para a aplicação de um plano integrado voltado para o turismo sustentável para Maceió.  

 

“O investimento em Maceió é uma demonstração para o setor produtivo, os governos municipais e Governo Federal para mostrar que o Governo de Alagoas se preocupa com o desenvolvimento turístico em todo o estado. Além disso, Alagoas oferece do ponto de vista fiscal uma infraestrutura que garante um ambiente de negócios propícios para nossos empresários, bem como para atrair empresários de outras partes do país e do mundo”, afirmou o governador.    


Paulo também destacou a importância dos PDITS para o fomento à agricultura familiar através da indústria do turismo. “Nós vamos buscar junto ao setor de turismo, incentivar o consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar no estado”, disse.  


A secretária da Setur, Bárbara Braga, fez uma explanação do panorama do atual do turismo alagoano, que representa uma fatia significativa da economia do estado e tem sido uma ferramenta de transformação social e de geração de emprego e renda. Além disso, Bárbara apresentou investimentos, iniciativas e estratégias realizadas pelo governo estadual, através da política transversal das secretarias para o desenvolvimento de Alagoas.


“O PDTIS foi um documento construído como uma proposta estadual para o setor de turismo, com o intuito de promover caminhos modernos para atingirmos nossos objetivos para o desenvolvimento sustentável do turismo. Vale destacar que esses planos foram elaborados com o apoio da sociedade civil, prefeituras, empresários do Trade e outros atores que atuam no setor”, destacou.