O maior opositor do presidente russo Vladimir Putin, Alexei Navalny reapareceu após semanas desaparecido. A última vez em que Alexei havia dado notícias foi no dia seis deste mês.

De acordo com o porta-voz Kira Yarmysh, Alexei falou com o seu advogado de dentro da prisão de Yamal-Nenets, na região ártica da Rússia, a cerca de 1.900 quilômetros de distância de Moscou.

Durante o desaparecimento, o governo dos Estados Unidos manifestou profunda preocupação com o bem-estar de Navalny e afirmou que as autoridades russas são responsáveis por ele. Em resposta, o Kremlin declarou que os comentários americanos são uma intromissão inaceitável nos assuntos internos da Rússia.

Os aliados de Navalny soaram o alarme depois de os advogados terem sido proibidos de entrar na Colónia Penal Número 6, onde Navalny cumpria a pena. Os advogados afirmaram ainda que Navalny não estava recebendo as cartas que lhe eram endereçadas. Yarmysh disse que a situação é preocupante porque Navalny adoeceu nos últimos meses e aparentemente desmaiou “de fome”. 

Navalni, é um ativista anticorrupção e grande inimigo do presidente Vladimir Putin, cumpre pena de 19 anos de prisão por “extremismo”, desde 2021.