O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desafiou o ministro da Educação, Camilo Santana, a superar o ex-ministro Fernando Haddad como “melhor ministro da Educação” do país.

Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (26), Lula disse que tem “muita confiança” em Camilo e que, ao iniciar o mandato, estabeleceu dois desafios para o atual ministro: “superar Haddad” e conseguir realizar, em todo território nacional, “melhor, ou igual, ao que fez no Ceará” quando Camilo foi governador do estado.

A fala de Lula ocorreu no anúncio de um novo programa do Ministério da Educação, nomeado de “Pé-de-Meia: A poupança do Ensino Médio”, que pretende pagar, ao longo de três anos, até R$ 9.200 a cada aluno do ensino médio da rede pública que esteja inscrito no programa de Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O presidente defendeu a presença da comunidade e dos educadores em políticas educacionais e afirmou que não faltará apoio do governo no que diz respeito à pasta. Também ressaltou a relevância do estímulo à comunidade local, enfatizando a importância da qualidade dos locais escolares: “Não temos o direito de deixar para nossos tataranetos a educação do país capengando”, afirmou.