Os 15 municípios do Pará que se encontram sob emergência ambiental registraram uma queda de 67% no desmatamento entre agosto de 2023 e janeiro de 2024, os seis primeiros meses do Ano Prodes 2024. No mesmo período, o desmatamento no estado do Pará como um todo apresentou uma redução de 50% em comparação com o Ano Prodes 2023.

Dados do sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indicam uma redução de 935 km² no desmatamento nos municípios de Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia.

Portel foi o município com a maior redução no período, com queda de 82%, seguida por São Félix do Xingu, com 70% de diminuição. Somente em dezembro de 2023, a redução nos alertas de desmatamento nos 15 municípios foi de 47,3%, segundo o Deter.

A queda no desmatamento nos municípios em emergência ambiental é um resultado positivo das ações de combate ao desflorestamento ilegal implementadas pelo governo federal e estadual, em parceria com ONGs e outros órgãos. As medidas incluem intensificação da fiscalização, operações de comando e controle, e investimento em ações de prevenção e monitoramento.