Especialistas aconselham o uso de máscaras em ambientes fechados e muito movimentado, como transporte público
Dados da plataforma SP Covid-19 Info Tracker, coordenada pelo pesquisador Wallace Casaca, informam que os casos de covid no estado de São Paulo aumentaram 83,2% após os festejos de carnaval. Foram registrados, de 11 a 17 de fevereiro, 4.289 casos (média de 612 por dia). Na semana seguinte, o número subiu para 7.861 (média de 1.123 por dia).
A plataforma foi criada por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista) para acompanhar a evolução da pandemia da Covid e tem apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Casaca diz que os altos números acabam levando as pessoas a buscarem apoio hospitalar. "O estado vive hoje um surto generalizado de Covid, que tem levado muitas pessoas em diversos municípios a procurarem ajuda profissional no diagnóstico e, nos casos mais severos, suporte hospitalar".
Ainda segundo ele, as novas infecções foram geradas pelas aglomerações recentes e pela circulação de subvariantes da ômicron mais transmissíveis. "Embora cada região tem vivido um momento distinto em termos de escalada de casos, tal aumento tem se mostrado rápido e generalizado. Quando olhamos o consolidado do estado, ainda estamos enfrentando uma fase delicada da doença. Essa situação não é exclusiva de São Paulo. Ocorre também em outros estados, sobretudo em capitais", disse.
0 Comentários