O governador Jerônimo Rodrigues (PT) implementou, neste sábado (4), mais mudanças na área de Cultura. As alterações envolvem novos nomes para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o Fundo de Cultura da Bahia (FCB) e o Conselho Estadual de Cultura.

Após a exoneração de Luciana Mandelli, na última terça-feira (30), da direção geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Jerônimo Rodrigues indicou Marcelo Ferreira Lemos Filho para o cargo, que também foi nomeado para o Conselho Estadual de Cultura.

Antes de ficar à frente do IPAC, Lemos Filho foi chefe da Secretaria Especial de Articulação Institucional (Seai) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), atuou na campanha de Jerônimo ao governo estadual e  ocupou o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Cultura (Secult).

A produtora cultural Sara Prado, nova diretora da Funceb após a exoneração de Piti Canella, foi nomeada para assumir uma cadeira titular no Conselho Estadual de Cultura da Bahia. O órgão colegiado é composto por 30 conselheiros e conselheiras do setor.