Valdecy Urquiza será o primeiro brasileiro a assumir o cargo


O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza será o novo secretário-geral da Interpol, com mandato entre 2025 e 2030. Urquiza é o primeiro brasileiro a ocupar o posto, que há 100 anos era ocupado por europeus ou americanos. A indicação do Comitê deve ser ratificada, em novembro, pela Assembleia Geral da organização.

O resultado da eleição foi divulgado nesta terça-feira (25). O brasileiro recebeu um total de oito votos. Em novembro de 2021, Urquiza foi eleito vice-presidente do Comitê Executivo da organização e ficou no cargo por três anos. 

Por meio das redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o delegado pela conquista. “Sua indicação mostra a importância da retomada da diplomacia brasileira, o prestígio da Polícia Federal brasileira e a confiança em nosso país para essa importante missão na manutenção da lei e combate ao crime organizado no mundo”, escreveu Lula no X.

Segundo a PF, Urquiza tem ampla experiência na promoção da cooperação policial internacional. Além de ocupar o mandato como vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol, o delegado também já atuou como diretor adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização, entre 2018 e 2021.