Lula foi questionado por jornalistas sobre possíveis nomes para ocuparem vaga de presidente do BC após a saída de Roberto Campos Neto, em dezembro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (26) que indica o presidente do Banco Central pensando no Brasil e não no mercado. A declaração ocorreu quando Lula foi questionado por jornalistas sobre nomes cotados para ocuparem a vaga na instituição, após a saída de Roberto Campos Neto, em dezembro deste ano.

"Eu não indico presidente do Banco Central para o mercado. Eu indico presidente do Banco Central para o Brasil. Ele vai ter que tomar conta dos interesses do Brasil. E mercado — seja ele o mercado financeiro e o mercado empresarial, mercado produtivo — tem que se adaptar a isso", argumentou Lula.

Os jornalistas questionaram se Aloizio Mercadante e Guido Mantega poderiam ser opções para a vaga. Até o momento, o nome mais cotado seria o de Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do BC. Sobre ele, Lula disse: "o Galípolo é um companheiro altamente preparado, conhece muito do sistema financeiro. Mas eu ainda não estou pensando na questão do Banco Central. Vai chegar o momento que vou pensar e vou indicar um nome."