As novas diretrizes de acolhimento de imigrantes no Brasil começam a valer nesta segunda-feira (26). A medida do Ministério da Justiça estabelece que estrangeiros que tiverem outro país como destino e chegarem ao Brasil sem visto não terão permissão de entrada.

A ação é fundamentada por um relatório da Polícia Federal, que aponta a utilização do Brasil como rota de tráfico humano. De acordo com o levantamento, a maioria dos imigrantes que solicitam refúgio não tem justificativa para a admissão do pedido.

O relatório ainda aponta que grande parte vem do sudeste da Ásia e de países do continente africano, com objetivo de entrar ilegalmente nos Estados Unidos e no Canadá. A Secretaria Nacional de Justiça determinou que toda solicitação de refúgio deve ter comprovação a partir das novas normas. 

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, mais de 400 imigrantes aguardam aprovação do documento. No último domingo (25), uma reunião entre o Ministério Público Federal, a concessionária GRU Airport e a Defensoria Pública da União discutiu as medidas humanitárias de assistência ofertadas a essas pessoas.