O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (4) que não possui candidato preferido para a disputa à presidência da Câmara dos Deputados, em fevereiro do próximo ano. 

A declaração acontece em meio à reviravolta no cenário político da disputa, com o nome do atual presidente Arthur Lira (PP-AL) e o líder da União Brasil, Elmar Nascimento (BA), perdendo força na disputa. "O presidente da Lula, o presidente do Brasil, não tem candidato à presidência da Câmara. A presidência da Câmara é da responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados federais. A presidência do Senado é da responsabilidade dos senadores e dos partidos políticos que compõem o Senado", afirmou Lula.

O presidente ainda afirmou que é ele quem precisa dos chefes das duas Casas Legislativas para governar e não o contrário. "Ao presidente Lula cabe a responsabilidade de tratar bem qualquer que seja o presidente, porque o presidente da Câmara e do Senado não precisa do presidente da República. É o presidente da República que precisa deles", afirmou. "Então, eu sempre tratei com respeito e assim que eu espero que a Câmara eleja o melhor, que o Senado eleja o melhor, para que a gente tenha dois anos de governo muito virtuoso a partir do ano que vem", completou.