No momento em que o jornalismo enfrenta grandes desafios, como a chuva de informações que chegam via internet, produzidas, em grande parte, por pessoas sem compromisso com a verdade e a checagem dos fatos, a comunicação pública e efetiva produzida por profissionais capacitados se torna um grande diferencial na integridade da informação, entregando qualidade em grande quantidade.  Em 2024, a Secom produziu, junto com as assessorias de comunicação do Governo de Alagoas, quase seis mil matérias, que ocuparam espaços de destaque na mídia em todas as suas formas.

Mais que a produção jornalística, durante este ano a Secretaria de Estado da Comunicação realizou diversas ações focadas no importante papel social da comunicação pública, de levar informação e conhecimento sobre serviços e ações do governo, promovendo campanhas educativas, produzindo conteúdos para as redes sociais, além do combate às fake News e na promoção de cursos de capacitação para manter a equipe sempre atualizada.

O secretário Joaldo Cavalcante diz que essa atuação é essencial quando se fala de informação pública, uma vez que ela atua em várias frentes e impacta diariamente a vida de milhares de pessoas. Entre as principais ações que promovem a integridade da informação do Estado nos dias atuais, destacam-se as campanhas institucionais numa abrangente diversidade de temas, em várias produções, algumas delas premiadas ao longo de 2024.

Destacaram-se pelo importante papel social, as campanhas de doação de sangue, com o Hemoal; a de Assédio Moral em parceria com a CGE e com o Ministério Público do Trabalho; a campanha “Todo o Dia é 18 de Maio”, produzida junto com a Secdef; a do Disque Denúncia, com a Segurança Pública; e também a campanha do Dia da Consciência Negra, feita com 100% de atores pretos.

Outro destaque foi a campanha “Segurança no Trânsito”, produzida junto com o Detran, com objetivo de conscientizar a população sobre os perigos de dirigir em alta velocidade. No vídeo, um motociclista dirigindo de forma imprudente, sofre um acidente, e a mensagem mostra que, como ele, outras 14 mil pessoas por ano se acidentam dessa forma, o que traz consequências também na sobrecarga das unidades de emergência. A campanha foi destaque durante o 5° Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, que ocorreu em Brasília no mês de junho, do qual o secretário Joaldo Cavalcante participou.

Fotos: Agência Alagoas

Fonte: alagoas.al.gov.br