O protagonismo dos catadores e catadoras de recicláveis no Carnaval da Bahia mostra que a festa do Axé também é exemplo de inclusão social e proteção ao meio ambiente. Com um resultado histórico retirando das ruas 177, 5 toneladas de materiais recicláveis e R$ 5 milhões de investimento, o projeto EcoFolia Solidária, uma iniciativa do Governo do Estado, beneficiou 3.596 pessoas com equipamentos de proteção, fardamento e refeições em todos os dias de folia. Os números positivos foram anunciados durante o balanço oficial do Governo realizado nesta quarta-feira de cinzas no bairro de Ondina.

As cooperativas contabilizaram 112,969 mil kg de alumínio, 23.898 de PET e 32.639 kg de plástico na capital já nas cidades de Barreiras e Itabuna foram 6.662 e 1.722 kg, respectivamente.

Em entrevista à imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o protagonismo dos catadores e o empenho do Estado para aumentar o valor pago pelos materiais coletados, na distribuição de fardamento, equipamentos, e uma novidade em 2025 com o fornecimento de refeições diárias, garantindo a segurança alimentar de mais de três mil catadores.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Por: ba.gov.br