A Prefeitura de Paulo Afonso informou nesta semana que a retirada do tomógrafo do Hospital Nair Alves de Souza está sendo realizada pelo Governo do Estado da Bahia, com autorização da gestão municipal.

O equipamento, entregue pelo Estado em 2021, nunca foi instalado no hospital devido à ausência de estrutura adequada. Segundo a Prefeitura, essa situação foi herdada de gestões anteriores. A administração atual afirma que tem mantido diálogo com a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) sobre o destino do equipamento.

De acordo com a nota oficial, a SESAB decidiu remover o tomógrafo para instalação em uma unidade de saúde que já possui condições técnicas para seu uso imediato, com o objetivo de garantir a funcionalidade do equipamento e evitar a ociosidade de um bem público.

Ainda segundo a Prefeitura, o Estado da Bahia se comprometeu, por meio de ofício assinado pela secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, a destinar um novo tomógrafo para Paulo Afonso. O equipamento será instalado no futuro Centro de Especialidades, que deverá funcionar no centro da cidade. A unidade está em fase de planejamento e estruturação.

A gestão municipal declarou que segue comprometida com a transparência e com a melhoria dos serviços de saúde no município.