A Polícia Federal (PF) realiza, nesta sexta-feira (28), uma operação para investigar supostos desvios em obras de pavimentação financiadas por emendas parlamentares, com prejuízo estimado em R$ 22 milhões aos cofres públicos.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, nove em Fortaleza (CE) e dois em Natal (RN), envolvendo contratos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). A Controladoria-Geral da União (CGU) participa da ação, denominada Fake Road.

Os alvos incluem servidores públicos e representantes de empresas privadas. A operação prevê bloqueio de bens, indisponibilidade de imóveis e veículos, buscas pessoais e veiculares, além da quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e digital.

Não há confirmação de parlamentares investigados. Emendas parlamentares, verbas do orçamento destinadas a políticas públicas, têm sido foco de investigações da PF e CGU, incluindo bloqueios bilionários e apurações de irregularidades em 964 emendas de transferência especial somando R$ 694 milhões.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Por: Metro1